segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ENTRE EDUCADORES: Produção de texto + Teatro = Criatividade e Ação (Parte 2)

Quem acompanha nosso blog já sabe que toda segunda-feira é dia dos temas "entre educadores" - a sugestão de hoje é uma continuidade da sugestão da segunda-feira passada. Caso você tenha perdido ou nao se lembre, leia o post do dia 15 de outubro, clique aqui, e dê sequência à atividade de criação:
  • Com base em um tema proposto pelo professor, os alunos (divididos em pequenos grupos), devem compor oral e coletivamente uma história.
  • Essa história deve ser escrita.
  • Após escrever a história, cada grupo deve "experimentar fazer" a história, dando vida à ela (seria a versão livre do "ensaiar uma peça de teatro" baseada na história criada)
  • Depois dos ensaios, cada equipe apresenta para os demais colegas o resultado desse trabalho
  • Uma possível sequencia dessa atividade seria o intercâmbio das historias entre os grupos. Cada gupo teria autonomia e liberdade criativa para adaptar as histórias originais
  • A plateia (alunos) assistiria cada apresentação anotando as diferenças e adaptações.
  • Após as apresentações, as anotações seriam discutidas em uma mesa redonda.
Dessa forma, além do estímulo à criatividade, os alunos também teriam o senso crítico e de observação aguçados.

Atenção Educador:
Reforce que no momento criativo, não há "certo ou errado", mas o bom senso deve prevalecer e o ponto de partida (o tema proposto) deve permear a atividade, ainda que cada grupo o desenvolva a partir de pontos de vista diferentes.

Objetivo:
Esta tarefa incentivará, além da criatividade, o respeito aos pontos de vista diferentes sobre o mesmo tema, promovendo a tolerância entre as diferenças.

Por: Mari Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário