segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ENTRE EDUCADORES: Ensine e divirta-se!


Ser professor pode ser um trabalho árdulo ou divertido. Sabemos que temos em nossos conteúdos programáticos temas que nem sempre gostaríamos de apresentar aos nossos alunos - ou por não dominarmos, ou por não gostarmos. O que penso sempre é: Quando nos divertimos, independente de tudo, nossos alunos aprendem com mais facilidade e também se divertem, então, vamos nos divertir?

Uma experiência que deu certo!
Depoimento:
Um rápido exemplo prático e pessoal de uma situação dessas: no meu conteúdo estava prevista uma aula sobre "A PROPAGAÇÃO DO SOM". Como apreciadora da música, imaginei várias formas de apresentar este conteúdo usando certos recursos, mas nenhum deles me convenciam, pois em minha opinião tornavam o som audível e nao "mostrava" a propagação, de fato. Ao pensar na palavra "mostrava" , pensei: mostrar tem mais a ver com o visual do que com o auditivo, enquanto que a palavra som tem tudo a ver com o "ouvir"... e agora? Como solucionar estas minhas questões?

Então, tomei as providencias na minha rotina e fiz uma "aula prática": um teste em minha casa com meu filho. Primeiro tentei explicar a ele como o som se propagava. Disse que no caso da fala, a vibração das cordas vocais provocava a vibração do ar que chega aos ouvidos que assim "percebem" ou "recebem" o som.

Mas foi apenas quando enchi uma bacia de água e pedi para que ele colocasse seu dedo no centro da bacia é  que ele entendeu o que eu disse. Ao ver as ondas em circulo que se formaram ao toque do dedo na água, ele entendeu como o som se propaga em ondas que se expandem chegando aos ouvidos.

Já na sala de aula, após essa "experiência", lancei o concurso: "Barco Sonoro", onde cada aluno deveria fazer um barquinho em dobradura e criar um som para o momento de "navegação" do mesmo na bacia. Foi uma festa bem molhada e cheia de sons!
 
Por: Mari Romero







Quer fazer igual a nossa diretora e educadora, Mari Romero, e contribuir com o seu depoimento ou assunto para o ENTRE EDUCADORES do nosso blog?

Então nos envie um e-mail para: luzevida.teatrocomunica@gmail.com com o título ENTRE EDUCADORES, e mande a sua idéia ou história! Ela poderá ser publicada aqui na nossa página!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário